Potencial Biodiesel
Leito Fluidizado Borbulhante (BFB)
A Potencial Biodiesel é uma unidade industrial pertencente ao Grupo Potencial que possui o objetivo de se destacar no mercado de energia limpa, produzindo biodiesel. Quando inaugurada, em 2012, produzia 350 mil litros de biodiesel por dia e tinha o objetivo de se destacar no mercado de energia limpa.
Após cinco anos e alguns investimentos, a empresa, pertencente ao Grupo Potencial, alcançou a marca de 1 milhão de litros por dia.
Com necessidade de uma nova unidade com maior capacidade de produção, em 2020 a empresa inaugurou uma nova planta. Somando ambas, a produção diária da Potencial Biodiesel chegava a 2,5 milhões de litros.
Em outubro do mesmo ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a empresa como maior unidade produtora de biodiesel do Brasil, com produção anual prevista para 900 milhões de litros.
Dando seguimento à missão de produzir energia renovável utilizando tecnologias inovadoras, a Potencial Biodiesel adquiriu uma caldeira HPB/B&W com capacidade de produção de 88.300 kg/h de vapor superaquecido a 520 °C sob pressão de 67 bar.
Ela será equipada com um sistema de queima que pode operar com combinações variadas de combustíveis: o Leito Fluidizado Borbulhante (BFB). A solução apresenta eficiência de queima acima dos 99,5% mesmo quando os insumos tiverem níveis altos de umidade (até 65%).
Uma característica do Leito que facilitou a escolha pela solução foi a maior disponibilidade operacional, uma vez que a menor necessidade de manutenção resulta em menos paradas com esse objetivo e, consequentemente, menos gastos.
A caldeira também contará com Precipitador Eletrostático, solução de baixo custo operacional e maior eficiência na captação do material particulado. Além disso, a tecnologia é caracterizada por sua manutenção reduzida e disponibilidade operacional prolongada. O gerador de vapor também é equipado com queimadores de carga que operam em até 100% da capacidade com gás natural.