Revati II
Sistema tipo "Spreader Stoker" sobre Grelha Rotativa
Com o objetivo de crescimento da capacidade de processamento de 3,5 para 6,0 milhões de toneladas de cana, a Shree Renuka Sugar, retomou, para a sua unidade Revati em Brejo Alegre - SP, o projeto da segunda caldeira desta unidade, com capacidade de 380 t/h de vapor.
Na procura de maximizar a geração elétrica, esta nova caldeira operará com a pressão de 100 bar e temperatura de 530°C.
Esta unidade já conta com uma caldeira de tecnologia HPB, produzindo 320 t/h de vapor superaquecido a temperatura de 490°C e pressão de 67 bar.
Características Técnicas
Caldeira de circulação natural, suspensa por estrutura metálica, fornalha vertical de tubos membranados, single drum, feixe de convecção em tubos lisos superaquecidos tipo radiante/convectivo, projetado para prover estabilidade de temperatura final do vapor na faixa de 75 a 110% da capacidade contínua da caldeira.
O sistema de alimentação conta com alimentadores dosadores especialmente projetados para receber alto percentual de folhas de cana misturadas ao bagaço e a combustão se processa preferencialmente em suspensão, contando com uma grelha rotativa de acionamento duplo, para descarga continua de cinzas.
Dois economizadores, intercalados por três módulos de pré-aquecedores de ar, são responsáveis pela recuperação de calor dos gases de combustão, após a saída da caldeira.
Um lavador de gases, tipo "low pressure venturi", garante baixo nível de emissões particuladas, com menor consumo de água circulante.
Local: Brejo Alegre - SP - Brasil
Operação: Maio de 2012
Dados Técnicos da Caldeira:
Tecnologia e Engenharia: HPB Engenharia e Equipamentos Ltda | B&W
Vazão Máxima de Vapor: 380.000 kg/h
Pressão de Operação do Vapor: 100 bar
Temperatura Final do Vapor: 530°C
Combustível Principal: Bagaço de cana com umidade média de 50%
Eficiência Térmica da Caldeira: 87,0% ao PCI
Emissões Garantidas: CO: < 200 mg/Nm³ | Particulados: < 200 mg/Nm³NOx: < 300 mg/Nm³