Na última semana, a HPB recebeu a visita de Chris Jones e Karl Heil, respectivamente o Diretor, Global Licensing e Advisory Engineer, Technology Group da Babcock & Wilcox.
A presença faz parte de um acompanhamento planejado, que tem foco no relacionamento entre as empresas, desenvolvimento das novas implementações tecnológicas e alinhamento sobre as expectativas de mercado.
Chris destaca que durante a semana houve discussões gerais e assuntos técnicos sobre as caldeiras a biomassa licenciadas pela B&W, incluindo as tecnologias de Grelha Vibratória Resfriada a Água (WCVG) e Leito Fluidizado Borbulhante (BFB).
Os representantes da B&W também visitaram as operações da caldeira nos últimos estágios de construção, fornecida para a COFCO, seguida por visita à maior caldeira de leito fluidizado borbulhante do mundo à biomassa, na usina São Martinho.
Essa visita aconteceu às vésperas de 2025, quando a parceria entre HPB e B&W completará 20 anos. Ao relembrar esse período, Chris destaca que a HPB aplicou com sucesso a tecnologia BFB para uso do bagaço de cana-de-açúcar, tão crítico para o mercado brasileiro.
“A empresa evoluiu essa aplicação, alcançando com sucesso recordes mundiais, e sei que estão ansiosos para continuar avançando. Também aplicaram de forma bem-sucedida nossa tecnologia em usos mais amplos de biomassa, para clientes de papel & celulose e etanol de cereais (bioetanol)”, Jones pontua.
Com relação ao futuro da B&W, Jones destaca o foco em inovação nas tecnologias de descarbonização ClimateBright™ e espera trabalhar de perto com a HPB para explorar oportunidades de implementar algumas dessas tecnologias nos mercados do Brasil e da América Latina.