No dia 18 de outubro, a HPB completou 30 anos e um filme se passa na cabeça de todos os membros da empresa, principalmente de dois colaboradores que fazem parte da equipe desde o início.
Uma delas é Denise Furlan, enquanto o outro será apresentado agora.
Oseias Oliveira se juntou à HPB em novembro de 1994, ano de fundação da empresa. Em entrevista, ele relata suas expectativas no início, a evolução da empresa e compartilha conselhos para novos colaboradores.
Em que ano você entrou na HPB? Quais eram as suas expectativas na época?
Entrei na HPB em novembro de 1994. Minha expectativa sempre foi de poder crescer e evoluir profissionalmente junto a Empresa.
Na época, trabalhava em qual dos escritórios que a empresa teve?
Logo que fui contratado pelo Sr. Pizzo, um de nossos fundadores, a HPB ainda não tinha o prédio próprio, então ficávamos eu e o Engº Jorge Otsuka, em uma sala de um parceiro da HPB na época. Em março de 1995 fomos para uma sala no Edifício Palacio comercial, no centro da cidade.
A HPB mudou muito ao longo desses anos, tanto em estrutura física quanto porte negócios fechados e número de colaboradores. Como foi acompanhar o crescimento da empresa?
Sinto-me honrado em poder participar dessa história e acompanhar crescimento dessa renomada empresa. Lembro que inicialmente éramos somente dois funcionários (eu e Denise) e os Sócios da HPB, então foram várias fases de crescimento e conquistas ao longo desses anos, sempre com muita solidez.
Sempre tive o orgulho de poder trabalhar nessa empresa, poder aprender e crescer profissionalmente ao lado de grandes profissionais de nossa região, e vivenciar grandes conquistas ao logo desses anos.
Como você se sente ao comparar a HPB da época em que entrou e a dos dias de hoje?
Todo início requer muito esforço. Vencer a inércia é maior desafio de toda Empresa, e assim foi com a HPB. No início era tudo muito simples, porém sempre muito organizado; os recursos eram escassos então a equipe tinha que buscar alternativas para fazer acontecer o necessário para o bom andamento dos trabalhos.
Hoje existem muitos recursos, tanto em espaço físico como ferramentas modernas e atualizadas, maquinários e colaboradores com expertises em diversas áreas, corpo técnico robusto e preparado para atender as demandas dos clientes. A HPB está em crescimento exponencial.
Que inovações ou mudanças você considera mais impactantes para a empresa?
Considero como marco ímpar para a empresa: a busca incessante por novas tecnologias, a visão futura do mercado, e a antecipação das necessidades do mercado e anseio dos clientes, que sempre buscam equipamentos mais modernos, confiáveis e eficientes, que proporcionem maior retorno aos investimentos.
Quais foram os fatores que fizeram com que você se sentisse motivado a continuar trabalhando na HPB?
Trabalho junto com vários profissionais da HPB desde a década de 90, sempre trabalhando na Engenharia. Comecei como auxiliar administrativo, desenhista, orçamentista, engº orçamentista, venda e compra de peças de reposição, e por fim comprador.
Agradeço à HPB pela confiança depositada ao meu trabalho e oportunidades de crescimento que tive ao longo desses anos, o que me motivou a estar e continuar na empresa.
Você tem uma lembrança marcante relacionada à HPB?
Uma lembrança que me ocorre no momento, e foi muito marcante para minha vida, foi quanto fui convidado pelo Sr. Osvaldo Pizzo para retornar para a HPB. No final do ano de 1995, fui estagiar em outra empresa, mas, ao receber esse convite, não tive dúvida da decisão, considero uma das melhores da minha vida.
Além de gostar muito de trabalhar com toda equipe da HPB, teve um tempero especial, que foi poder estar e almoçar todos os dias com minha mãe (in memoriam), pois aproximadamente dois anos e quatro meses após meu retorno, ela faleceu, então esse fato marcou muito minha vida.
Que conselhos você daria para os novos colabores que entrarão na empresa?
Vivemos dias difíceis de muita competitividade no mercado, então poder ser escolhido para trabalhar e colaborar com uma empresa (caso a HPB), deve ser considerado um privilégio.
Não importa qual a sua posição ou cargo que exerce, faça sempre o seu melhor, pois no momento certo e oportuno seu trabalho será reconhecido. Lembre-se que seus passos hoje, podem definir o seu futuro amanhã, fica essa reflexão como recomendação.
O que você espera da HPB para os próximos anos?
Considero a HPB uma empresa visionária, com profissionais qualificados e de olho nas novas tendências, seja no ramo da tecnologia, novos mercados, clientes em potencial... uma empresa que tem tudo para continuar crescendo e evoluindo em novas tecnologias.
Novas oportunidades virão e com certeza serão estudadas e processadas de forma solida e consistente, conquistando e explorando todas as possibilidades e desafios, consolidando mais e mais sua marca e contribuição a sociedade e ao meio ambiente.
Gostaria de adicionar mais algum comentário ou informação?
Ao longo desses quase 30 anos de colaboração, posso reafirmar que só tenho gratidão à Deus por cada momento que estive na HPB.